Bem-Vindos!

Bem vindos ao Blog de Aconselhamento Psicossocial, um espaço destinado à troca de ideias e experiências relativas a esta nova área de formação. Se estás interessado em saber mais sobre esta área ou queres dar a tua opinião e colocar as tuas dúvidas, este é o espaço certo para ti.

terça-feira, 15 de maio de 2007

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIA

29 DE MARÇO DE 2007

PALESTRA COM O DR. TED ILLIF, VICE-PRESIDENTE DA NATIONAL BOARD FOR CERTIFIED COUNSELORS (NBCC)
No passado dia 29 de Março de 2007, o Dr. Ted Illif, Vice-Presidente da National Board for Certified Counselors, deu uma palestra no Instituto Superior da Maia, com o intuito de esclarecer a comunidade de Aconselhamento Psicossocial relativamente ao conhecimento que esta entidade detém do papel desta profissão em países onde esta já está devidamente institucionalizada, como os Estados Unidos da América, bem como em países onde esta se começa a afirmar apenas agora, e quais os passos que estão a ser seguidos para essa implementação.
A National Board for Certified Counselors (NBCC) é uma Associação de certificação profissional, dedicada à credencialização de conselheiros que possuem as competências necessárias para a prática geral ou especializada do Aconselhamento enquanto profissão.
A NBCC, fundada em 1982 como uma organização independente e sem fins lucrativos, detém um sistema nacional de certificação para conselheiros profissionais, identifica aqueles conselheiros que obtiveram certificação e mantém o seu registo.
Esta certificação é obtida através de várias fases:
Ø Formação – o Conselheiro deve deter um mestrado ou doutoramento em Aconselhamento ou numa área que se debruce bastante sobre o Aconselhamento;
Ø Experiência supervisionada – tem que ter, pelo menos, dois anos de experiência profissional na área do Aconselhamento, sob a supervisão de um profissional de saúde mental qualificado;
Ø Submeter-se (e passar) a um exame nacional - National Counselor Examination for Licensure and Certification (NCE).
De uma forma geral, o profissional de Aconselhamento que detiver a certificação fornecida por esta entidade, é reconhecido como sendo um dos melhores profissionais na área do Aconselhamento, o que se reflecte positivamente no seu ordenado e estatuto profissional.
De acordo com o Dr. Ted Illif, actualmente, esta entidade já certificou, aproximadamente, 40,000 conselheiros profissionais nos Estados Unidos, contudo, ainda não faz a certificação fora do país, pois ainda procura adaptar-se ao sistema de cada país e à especificidade do significado profissional, educacional e social do counselling.
É precisamente à comunidade de Aconselhamento Psicossocial, que agora começa a formar-se em Portugal, que cabe encontrar estes significados e desenhar o perfil formativo e profissional do Conselheiro na actual realidade portuguesa. É que, muito embora a experiência de um país como os Estados Unidos, onde esta profissão já está implementada há mais de 50 anos, seja extremamente enriquecedora, não pode ser passada a papel químico para a realidade portuguesa, pois a especificidade do Counselor nos Estados Unidos, adequa-se àquela particular cultura e valores.
Como tal, e segundo o Dr. Ted Illif, esta experiência pode apenas servir como guião relativamente aos passos que devem ser dados para efectuar a delineação do perfil do Conselheiro em Portugal.
Para esta tarefa, a Associação Portuguesa de Aconselhamento e Psicoterapia, em parceria com a NBCC, deverá proceder a uma investigação laboral e formativa do Aconselhamento em Portugal, no sentido de definir as competências e âmbitos de actuação destes profissionais.
Uma vez definido este parâmetro, dever-se-á ir ao encontro do governo, das outras instituições académicas, organizações e público em geral, explicar o que é o Aconselhamento, o que é que esta área tem de importante e o que é que pode dar ao país enquanto profissão e, a partir daí, diferenciar da Psicologia.
Nos Estados Unidos, esta tarefa levou 50 anos e, actualmente, neste país, prática do Aconselhamento enquanto profissão, envolve a aplicação de conceitos relacionados com a saúde mental, psicologia e princípios de desenvolvimento humano através de estratégias cognitivas, afectivas, comportamentais ou sistemáticas, direccionadas para o bem-estar, crescimento pessoal ou desenvolvimento da carreira, bem como patologias do foro psicológico.
Nos Estados Unidos da América, o Aconselhamento divide-se (maioritariamente) em três grandes áreas:
SCHOOL COUNSELOR – que ajuda o aluno a encontrar-se no mercado laboral e a planear os seus estudos para a eventual carreira que deseja seguir. O conselheiro escolar nesta realidade específica, diferencia-se do psicólogo escolar, no sentindo em que não interfere em aspectos relacionados com a saúde mental, défices da aprendizagem, de atenção, etc. Na verdade, ele apenas se preocupa com o bem estar do aluno e na definição do seu percurso formativo e laboral, sendo que, quando contacta com alguma problemática da área da saúde mental, efectua o encaminhamento para o psicólogo escolar.
CAREER COUNSELOR – o conselheiro conhece bem o mercado laboral e actua como uma peça chave, auxiliando os indivíduos a tomar decisões ponderadas, informadas e realistas, quando consideram um trabalho ou mudanças no estilo de vida.
MENTAL HEALTH FACILITATOR – conselheiro devidamente formado para actuar no campo da saúde mental.
Contudo, como foi referido anteriormente, embora esta informação constitua um importante contributo, o papel do Conselheiro Psicossocial em Portugal não se deverá apoiar unicamente nesta experiência, mas sim, no estudo do plano formativo e educativo do profissional de Aconselhamento, bem como numa aprofundada investigação da realidade laboral envolvente e da sociedade e seus respectivos valores e moral vigente.

Drª. Fátima Ferreira,
Presidente da Assembleia Geral.


1 comentário:

Anónimo disse...

Gostaria de aproveitar para fazer algumas recomendações de livros e filmes, os quais possuem não só estreita relação com relacionamentos como também com a dinâmica do funciomanento dos eventos desta vida. A bibliografia foi retirada do site www.profheliocouto.com.br、
Há um ótimo livro, top em matéria de relacionamentos, o qual se chama: “Por que amamos de autoria de Helen Fisher”.
O livro, referência no assunto Mecânica Quântica”, denomina-se “O UNIVERSO CONSCIENTE de AMIT GOSWAMI, editora Aleph”. Trata da mecânica do universo, ou seja, ajuda a entender como os fenômenos de nossas vidas funcionam na prática.
Outros livros bem interessantes são o “O caminho Infinito" e o "Trovejar do Silêncio" de autoria de Joel Goldsmith”. Trata da espitualidade no mais alto nível de consciência.
Um filme que ajuda a entender a importância deste assunto é: “QUEM SOMOS NÓS”, o qual pode ser encontrado no site: www.youtube.com.br
Há um ótimo livro, top em matéria de relacionamentos, o qual se chama: “Por que amamos de autoria de Helen Fisher”.
Todos os livros podem ser encontrado nas principais livrarias e também no site: www.estantevirtual.com.br, que sai mais em conta.
Estes livros ajudarão qualquer pessoa a ampliar o nível de consciência. A realidade、 é nós que a criamos e, assim, não há espaço para lamentações ou ressentimentos, pois somos os gestores dos acontecimentos da vida em sua integralidade.
Ats.